Normas Editorais

Os artigos enviados para a  Revista Hominum devem seguir rigorosamente as seguintes especificações:

 

  1. A remessa de texto implica autorização para a publicação e cessão gratuita de direitos autorais. Os conteúdos expressos nas contribuições publicadas por esse periódico são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
  2. Todas as contribuições deverão ser entregues em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas; sem numeração de páginas; em formatos compatíveis com o Word for Windows 2003 (arquivo .doc); e enviadas para o e-mail (artigosrevistahominum@gmail.com), devidamente formatadas conforme estas Normas Editoriais. Caso o material não esteja devidamente formatado, não será encaminhado aos pareceristas. Serão feitas apenas duas revisões no que compete as normas editoriais. Caso o texto, após a segunda revisão, ainda não se apresente de acordo com as normas, o material será recusado. No assunto do e-mail deverá constar o tipo de trabalho enviado (artigo, resenha, entrevista) seguido do título do referido trabalho. O Conselho Editorial acusará, por e-mail, o recebimento dos arquivos.
  3. Se o texto possuir imagem, elas devem obedecer as seguintes normas: no máximo 03 imagens, ser enviadas em separado (arquivos JPG, 300ppi), deverão ser inseridas no corpo do texto, em local escolhido pelo autor, devidamente numeradas e acompanhadas por legenda em Times New Roman 09, logo abaixo. As fontes dessas ilustrações deverão ser listadas em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, numeradas progressivamente em arábico, na ordem que aparecerem, sob o título de Fontes das imagens. Este item virá após o texto e antes das referências bibliográficas, respeitando a legislação em vigor. As fontes de imagens retiradas da internet podem ser achadas ao se clicar com o botão direito do mouse sobre elas e selecionar as “propriedades”.
  4. Serão publicados artigos (de 10 a 20 laudas, incluindo resumo e referências bibliográficas), com resumo em português e inglês, com até 1500 caracteres com espaço, com 3 a 5 palavras-chave, em Times New Roman 11, sem espaçamento.
  5. Também são publicadas resenhas em português. Poderão ser resenhados livros ou obras cinematográficas lançados no Brasil e no exterior. As resenhas deverão ter  entre 01 e 05 laudas.
  6. O nome do autor da contribuição deverá estar abaixo do título com um pequeno resumo do currículo do autor (titulação e nome da instituição a qual se vincula) (Exemplo: Cintia Rufino Franco Shintate – Especialista (PUCSP)) e abaixo e-mail para contato. Formatação: Times New Roman 12, em itálico. No caso de múltiplos autores, todos deverão apresentar tais informações.
  7. As citações de até três linhas deverão ser transcritas entre aspas, intercaladas no texto. As de mais de três linhas deverão vir em parágrafo distinto, em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e recuo quatro, não devem estar em itálico nem entre aspas. Em ambos os casos, na indicação das citações deve constar o último sobrenome do autor (em caixa alta), a data de publicação e a página de onde foi transcrita, separados por vírgula e entre parêntesis. Ex.: (SANTOS, 2000, p.145).
  8. Não deve conter nenhuma informação sobre o autor em notas de rodapé. Vide item 6.
  9. Caso seja necessário fazer alguma citação relativa ao texto que não caiba na orientação do item 7, fazer em notas de fim de texto, não em notas de rodapé.
  10. Somente os artigos apresentados dentro destas Normas serão analisados pelo Conselho Editorial. Este se limitará apenas a revisão ortográfica e gramatical nos textos a serem publicados. Caberá ao Conselho Científico a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições aceitas.
  11. As referências deverão ser listadas ao final do artigo, com o título Referências Bibliográficas, em ordem alfabética, espaçamento simples e seguindo a seguinte normatização (cf. ABNT-NBR 6023):

SOBRENOME, Nome. Título em negrito: subtítulo (se houver). Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em negrito: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em negrito, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: Nome do Evento, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas,Proceedings em negrito. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

Documentos:

Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.

Iconográfico:

Autor. Título em negrito. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc), demais informações seguidas por vírgula.

Cartográfico:

Autor. Título em negrito. Local: editora, ano. Designação específica (atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Sonoro:

Compositor ou intérprete. Título em negrito. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Partitura:

Para textos da internet, utilizar as mesmas normas acima, acrescentando ao final: Disponível em: <link ou endereço web>. Acesso em: dd/mm/aaaa.