Edição #19 – Outubro – 2016

É inegável que já tivemos, nos últimos anos, avanços importantes no campo das relações de gênero e a história, contudo, as desigualdades ainda persistem. Essa realidade complexa nos impulsiona a analisá-la de maneira mais crítica, compreendendo o Brasil.

Os temas deste Dossiê expressam reflexões de pesquisadores e pesquisadoras que se dedicam a desvelar as interrelações entre preconceito, xenofobia, homofobia e formas de sua superação. São estudos que enfatizam a ação dos sujeitos coletivos articulados em movimentos sociais, tanto na esfera política quanto acadêmica. A atualidade do tema tratado revela que o campo de estudo das relações de gênero e história continua ativo e dinâmico, tal qual os contextos aqui analisados.

Estamos desafiados a construir novas interpretações sobre o mundo atual e as diferentes formas de preconceito se expressar, bem como as diversas estratégias construídas pelos sujeitos sociais para superação deste fenômeno. Esse é o eixo orientador dos artigos apresentados, que trazem diferentes perspectivas e apontam novos caminhos na interpretação de questões que marcaram e continuam marcando, de forma contundente, a nossa sociedade.

Boa leitura.

Cintia Rufino Franco Shintate – Editora Chefe

Prof. Renan Antônio da Silva – Vice Editor

ACESSO A REVISTA